VPR mantém encontros em Dushanbe com homólogos da Zâmbia e do Zimbabwe

Esperança da Costa recebeu em audiência Directora Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, manteve no período de tarde desta terça-feira [11.06.2024] encontros separados com os homólogos da Zâmbia e do Zimbabwe, Mutale Nalumango e Constantino Chiwenga, e por último com a Directora geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay.

Em declarações à imprensa, Esperança da Costa informou que, com o Vice-Presidente do Zimbabwe, falou da proposta apresentada por Constantino Chiwenga no sentido de os dois países, através dos Departamentos Ministeriais competentes, identificarem soluções para ultrapassar as dificuldades que têm a ver com segurança alimentar, saneamento, higiene, saúde e ambiente, que, sublinhou, causam instabilidade social e criam conflitos.

A Vice-Presidente angolana defende a necessidade de uma intervenção mais efectiva entre todos os países que fazem parte do projecto KAZA. “Precisamos de encontrar rapidamente soluções para melhorar a disponibilidade de água às nossas populações, para o desenvolvimento da agricultura, segurança alimentar, questões ligadas à melhoria da saúde e do ambiente” sublinhou, tendo acrescentado que Angola está disponível para abraçar a proposta para melhoria das questões ligadas à sustentabilidade das comunidades à volta do Projeto KAZA.

Em relação ao encontro com a Vice-Presidente da Zâmbia, Mutale Nalumango, informou que conversaram sobre os mais variados domínios, com realce para as questões da Década da Acção “Água para o Desenvolvimento Sustentável 2018-2028”, bem como o Corredor do Lobito, dada a importância que representa para as economias de Angola e da Zâmbia e, como é óbvio, da região da África Austral.

Finalmente, recebeu em audiência a Directora Geral da UNESCO, Audrey Azoulay com quem abordou os desafios para o alcance do ODS6 e do papel da UNESCO num mundo cada vez mais multilateral.

Melhor aproveitamento dos Recursos Hídricos

À saída do encontro com a homóloga angolana, realizado à margem da 3ª Conferência Internacional de Alto Nível sobre a Década Internacional de Acção, o Vice-Presidente do Zimbabwe informou que falou com Esperança da Costa sobre o potencial hídrico do seu país, e a importância de, em conjunto, Luanda e Harare fazerem um melhor aproveitamento dos recursos hídricos, através da construção de barragens para o transporte de Água a locais onde não existe.

“Viemos aqui com uma missão muito específica, orientada pelo Presidente Emmerson Mnangagwa, que é discutirmos questões muito interessantes, uma das quais relacionada com um projecto comum com Angola, o KAZA( Okavango Zambeze)”, frisou Constantino Chiwenga.

Previous Angola defende a cooperação e o multilateralismo na concretização de projectos

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados